Hepatite

Discriminação e Direitos

tamanho:
EU VOU SER DISCRIMINADO POR TER A DOENÇA?

Embora muita gente tenha essa preocupação, dentro da doença o que se vê é que a Hepatite jamais terá o estigma de segregação e discriminação de doenças como, por exemplo o HIV/AIDS, que já nasceu aos olhos da opinião pública, infelizmente, para muitos, como “doença de pessoas promíscuas”. Esta imagem é horrível, injustificada, preconceituosa e fez com que as vítimas do HIV/AIDS sofressem em dobro pela doença e pela discriminação.

A hepatite, por sua vez, já é conhecida desde muitos anos, por todos, como “uma inflamação no fígado” e nada mais. Não carrega o peso de outros conceitos. Acreditamos e incentivamos você a não se esconder. A não se omitir. A não ter medo de dizer que tem hepatite C. Emende logo, contudo, que “é uma doença que se pega só com o contato sanguíneo” – só para que alguns não tenham medo de respirar perto de você, etc.

Cabe muito ao portador de hepatite NÃO contribuir para que possa haver um crescimento de preconceito em relação à doença. Quando você se esconde ou fala com receio, pode, sem querer, contribuir para que haja um preconceito crescente.
A doença é normal. Não mata instantaneamente, muito pelo contrário. Tem cura. E o portador é uma vítima de um sistema de saúde que não sabia que existia o vírus, antes de 1992.

DIREITOS DO PORTADOR DE HEPATITE

Há alguns direitos especiais que o portador de hepatite pode ter, dependendo de seu caso, do estágio da doença, etc.

Para isso a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PORTADORES DE HEPATITE disponibilizará um atendimento jurídico para esclarecer dúvidas e defender o direito dos portadores.


Add this page to your favorite Social Bookmarking websites